Segunda fase da transformação digital

Já foi iniciada a segunda fase para a transformação digital dos processos administrativos da UAb. Esta sucede a fase inicial, que consistiu na identificação do funcionamento dos processos atuais. A segunda fase foca-se agora na vertente tecnológica em si.

Um dos problemas que já tinha sido previamente identificado é a circulação de papel em todos os processos administrativos da Universidade. O ideal é que os processos possam ser tramitados numa plataforma de gestão documental. Assim, poder-se-á aceder a todas as fases dos processos.

Atualmente, está-se a tentar compreender a tecnologia que a universidade utiliza e de que forma está ligada, de modo a perceber-se em que ponto a instituição está e por que caminho deverá ir no futuro. A maior vantagem é o facto de todas as tramitações ficarem registadas a partir de agora, pois estas atualmente demoram demasiado tempo.

A empresa externa continua o trabalho que iniciou na fase anterior, mas desta vez está a analisar mais diretamente a própria tecnologia que está a ser utilizada. A resolução dos problemas atuais ainda irá passar pelo Conselho Científico, sendo que a próxima fase será a implementação de fluxos que serão aplicados internamente.

Prevê-se que este projeto não demore mais de dois meses no total, devendo estar concluído no final de novembro.