EPEI – Equipamento Projeto “Engenharia Informática”

O projeto EPEI tem por objetivo dotar a nova Licenciatura em Engenharia Informática, pioneira em regime de ensino a distância, de equipamentos e recursos que permitam o seu funcionamento eficaz, tanto do ponto de vista pedagógico, como administrativo. Pretende-se melhorar a produção de conteúdos ricos, criar laboratórios virtuais e dotar os estudantes de serviços e condições de acesso aos ambientes virtuais de aprendizagem.

A Universidade Aberta (UAb), como universidade pública de ensino a distância, tem-se caracterizado por uma oferta educativa dinâmica e atual, dirigida a um público adulto com necessidade de requalificação e atualização das suas competências. Desde 1999 a UAb oferece uma licenciatura em Informática, totalmente a distância, em que os conteúdos e ferramentas online de suporte à aprendizagem individual e colaborativa merecem especial atenção da equipa docente e dos serviços da UAb envolvidos. Efetivamente, é por intermediação da tecnologia que se concretizam os processos de ensino-aprendizagem preconizados no Modelo Pedagógico Virtual (MPV) desenvolvido pela UAb e reconhecido internacionalmente.

Com o objetivo de modernizar as suas matérias e ir de encontro às expetativas dos estudantes e dos empregadores, a UAb propõe a criação de uma nova licenciatura em Engenharia Informática, que substitui a atual licenciatura em Informática. Com base nos referenciais internacionais da ACM (Association for Computer Machinery) e uma forte componente laboratorial, alicerçada em ferramentas e tecnologias atuais, a nova licenciatura proporciona aos estudantes uma experiência de aprendizagem online, moderna e dinâmica, através do uso de tecnologias de vanguarda e ambientes inovadores que não só atenuam a distância física, mas enriquecem a interação entre estudantes e com os docentes.

Pela sua natureza, a UAb deve assegurar as condições de frequência da sua formação online, disponibilizando um ambiente virtual de aprendizagem, formando os seus docentes e alunos na sua utilização e incentivando a comunicação constante nas classes virtuais. Nesse sentido, o MPV constitui um instrumento essencial, bem como a tecnologia que o suporta, que na UAb é baseada na plataforma Moodle. A plataforma é disponibilizada numa base permanente, estando alojada numa infraestrutura de alta disponibilidade e suporte 24/7.

Adicionalmente, para um curso com as características da Engenharia Informática, torna-se necessária a disponibilização de software de programação e ambientes de desenvolvimento variados, que cubram os tópicos lecionados e permitam aos estudantes experimentar as tecnologias existentes e aplicá-las nos seus trabalhos de frequência e avaliação. Os docentes e serviços técnicos de apoio devem dispor de máquinas e ferramentas atualizadas para produção dos conteúdos online e mecanismos de interação e avaliação das aprendizagens, bem como meios de comunicação eficientes.

Constituem, assim, objetivos desta candidatura:

  • Criar condições para desenvolvimento dos conteúdos e ferramentas necessários à lecionação do curso de Engenharia Informática;
  • Dotar a equipa docente e os serviços de apoio de hardware e software atuais que lhes permitam de forma eficaz produzir conteúdos, interagir com os estudantes e conduzir os processos administrativos, pedagógicos e logísticos envolvidos;
  • Reduzir e racionalizar o uso do papel nos processos de ensino e avaliação (impressão de conteúdos, enunciados, respostas para correção, etc.), pela criação de uma rede de impressão uniforme e de acesso controlado;
  • Estabelecer ambientes laboratoriais virtuais no âmbito das unidades curriculares, com base em software apropriado a fornecer aos estudantes;
  • Melhorar a comunicação síncrona e assíncrona, particularmente pela melhoria e alargamento da rede wi-fi nas instalações da UAb.