A Intranet surge no âmbito do projeto de renovação dos portais da Universidade Aberta e é um agregador dos portais da instituição.
Segundo Vitor Rodrigues, Chefe de Divisão dos Serviços de Informática da UAb, a Intranet não deve ser considerada como mais um portal ou ferramenta informática, mas sim «…uma nova forma de estar». Ou seja, a intranet deve ser vista como um ponto de contacto, um agregador de serviços e de informação, ligando a comunidade às atividades desenvolvidas na Universidade.
A UAb tem uma série de portais e de sites, com diversos serviços, que disponibilizam a informação pelos seus vários sistemas. A Intranet tem como ambição agregar toda esta informação, trazendo-a de forma estruturada aos utilizadores.
«O utilizador não vai à procura da informação, é a informação que vai ao encontro do utilizador».
A Intranet pretende assim ser uma dashboard de serviços que disponibiliza informação proveniente de outros sistemas. Este novo formato torna todo o processo de integração de sistemas e de fluxo de informação mais simples, intuitivo, dinâmico e flexível.
Uma outra característica a salientar é a possibilidade de alteração do layout da interface pelo próprio utilizador, dando-lhe a capacidade de selecionar grande parte da informação no seu dashboard.
A Intranet já está online desde 3 de abril de 2019 e surgiu com o processo de renovação dos portais da Universidade.