O Process Maker é uma ferramenta de gestão de processos, essencial para a contínua digitalização da UAb. Esta ferramenta trabalha com Fluxos de informação e diagramas em BPMN, de modo a desenhar os fluxos e processos administrativos e pedagógicos.
No contínuo esforço de digitalização de processos, já foram implementados, até à data presente, cerca de 25 fluxos de informação, envolvendo diferentes setores da universidade. Um dos envolvidos são os Serviços Académicos, com a definição de fluxos para a admissão a provas de agregação e de Doutoramento. Para além disto, esta ferramenta é central para todos os departamentos, através da criação de propostas de concursos e júris, contratações de docentes e pedidos de licenças sabáticas.
O Conselho Científico é transversal a todos os fluxos, pois é o órgão que analisa e/ ou aprova as propostas que lhe são enviadas. Todas as transações feitas dentro do Process Maker são registadas automaticamente. Tal permite que os intervenientes sigam facilmente os processos e possam controlar melhor os prazos.
Esta ferramenta abre ainda a possibilidade para que alguns dos processos que antigamente eram realizados com métodos menos sistematizados (email ou papel) possam ser plenamente automatizados, fazendo parte da mesma plataforma.
Com este sistema, procura-se assim facilitar a gestão da UAb, criando uma completa virtualização.