Vários processos administrativos da Universidade Aberta estão a ser alvo de análise, de modo a se identificarem fluxos de informação e melhorias possíveis num contexto de tramitação online, numa lógica de contínua transformação digital dos modos de trabalho internos da Universidade.
A análise/levantamento está a ser efetuada por uma empresa externa, que começou por entrevistar diversos colaboradores da UAb, envolvidos nos processos em causa: Conselho Científico, Serviços Académicos e Direção de Recursos Humanos. Isto alia duas componentes: por um lado, os entrevistados são elementos que conhecem a instituição e que poderão contextualizar como os processos administrativos atuais têm sido processados. Por outro lado, o entrevistador é um elemento externo cuja perspetiva poderá mais facilmente, e de forma menos condicionada, detetar os pontos passíveis de melhoria.
Alguns dos processos que se espera melhorar são pedidos de sabática e propostas de júri. Estes demoram mais tempo do que seria ideal e ainda há muita documentação em papel. A mudança analisada será implementada por uma articulação entre elementos internos e externos da instituição. O caminho traçado é o da contínua transformação digital dos processos administrativos, de modo a dar pleno jus ao conceito de «universidade virtual».
Integrado na iniciativa “Campus Aberto”, este projeto terá várias fases subsequentes, de que iremos dando notícia.